Ik Multimedia - Produtos FREE (wine)

A empresa Ik Multimedia é conhecida por produzir seus softwares para produção musical com altíssima qualidade. Muitos desses produtos possuem uma versão totalmente FREE! Infelizmente, os programas estão disponíveis apenas para "win e mac", então, para instalá-los aqui no Linux, precisamos do "WineHQ" e um programa "bridge" como "Carla Host", yabridge, LinVst, etc.

Site oficial: https://www.ikmultimedia.com


Mesmo sendo as versões FREE desses softwares, a qualidade dos produtos é impressionante e vale a pena instalá-los para usar na produção musical.

Instalação

A Ik Multimedia utiliza um software central para baixar e instalar seus produtos chamado: "Ik Product Manager". Até a data desse post (01-09-2022), esse software ainda apresenta conflitos com o projeto "Wine - versão devel 7.16", pois quando tentamos fazer o download dos programas, o "software manager" trava, impossibilitando o download e a instalação dos programas FREE. 
Felizmente eu tenho uma sugestão para "driblar" esse problema: Instale um windows em uma máquina virtual, dentro do Linux, para fazer o download dos instaladores ".exe" dos softwares.

Máquina Virtual


Eu utilizei o "virtualbox" para criar uma máquina virtual e instalar o sistema windows 10. Não vou explicar, aqui neste tutorial, como utilizar o "virtualbox", mas é possível encontrar bons tutoriais no YouTube.

Após instalar o sistema windows na máquina virtual, eu fiz a instalação do software "Ik Product Manager", loguei com a minha conta da "Ik Multimedia" e comecei a fazer os downloads dos programas que eu precisava.


Obs: Eu não permitia, após o download concluir, a instalação dos softwares, apenas o download.
Feito isso, fui buscar os instaladores de cada programa baixado.


Através do google drive, eu consegui passar tudo para a minha máquina real que está com o Ubuntu Studio. Veja:


A partir daqui, bastou descompactar e instalar manualmente cada programa. Um a um!


Após terminar de instalar todos eles, abri o software "Ik Product Manager", que eu já havia instalado no Ubuntu Studio, e os programas foram ativados automaticamente!


Eu sei que é trabalhoso, mas a qualidade dos programas fazem valer a pena! Espero que este tutorial seja útil a você e esses programas o ajudem a produzir muitas músicas!

Imagens





****Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***

Comentários