Appimage - Criando atalhos com ícones

Olá, pessoal!
Os programas em Appimage são muito práticos, pois, basta apenas baixar, marcar como executável e clicar sobre ele para que o programa se abra e funcione normalmente! Porém, esses programas ficam sem atalhos na área de trabalho ou no menu principal. Isso pode causar uma "canseira" de abrir e fechar janelas para acessar o programa. Então eu vou demonstrar como criar atalhos e como deixá-los funcionando!

Appimage

1 - Vamos escolher um programa no formato Appimage.
Ex: Kdenlive que é um famoso editor de vídeos. Baixe aqui: https://kdenlive.org

2 - Feito o download, mova o arquivo para uma pasta em que esteja seguro e não corra o risco de você deletar por acidente. Ex: Eu deixo sempre na minha pasta pessoal.


3 - Como descrito na imagem acima, renomeie o arquivo "appimage" para Kdenlive.appimage. Esse processo é importante, pois, em futuras atualizações, aonde vamos substituir o appimage "antigo" pelo "novo", basta apenas substituir pelo novo arquivo renomeado. Assim o atalho que vamos criar continuará funcionando perfeitamente!

Ícones

1 - Pesquise pelo ícone do programa que deseja criar o atalho. 
Ex: https://icon-icons.com/pt/icone/kdenlive/94451 ou
 https://icon-icons.com/pt/icone/marca-kdenlive/157336


2 - Salve esse ícone em uma pasta que não será movida ou excluída por você.
Obs: Eu salvo sempre em minha pasta pessoal em uma pasta que renomeei como "ícones".


Bloco de Notas

1 - Abra seu bloco de notas e copie e cole esses comandos abaixo:

[Desktop Entry]
Name=Nome do aplicativo
Type=Application
Exec=Caminho para o executável + nome do programa
Icon=Caminho para imagem do icone + nome do arquivo

Criando o atalho

Agora nós vamos criar o atalho com ícone que tanto esperamos. Siga os passos:

1 - Em "Name" nós vamos colocar o nome do programa:
Name=Kdenlive

2 - Em "Type" vamos deixar como está:
Type=Application

3 - Em "Exec" vamos colocar, de maneira muito precisa, a localização do appimage e o nome do programa. Veja como obter essas informações:

Com o botão direito do mouse sobre o "appimage", vá até propriedades:


Exec=/home/w/kdenlive.appimage
Obs: Coloquei uma / depois do meu usuário "w".

4 - Vamos fazer o mesmo com o ícone:
Com o botão direito do mouse sobre o ícone do Kdenlive, vá até propriedades:


Icon=/home/w/ícones/kdenlive.png
Obs: Coloquei uma / depois do meu usuário "w".

Arquivo .desktop

Salve o arquivo de texto em sua área de trabalho como kdenlive.desktop. Depois vá até o arquivo salvo e, com o botão direito escolha "permitir execução do arquivo como um programa".


Se tudo deu certo, o atalho abrirá o programa e ficará com o ícone que escolhemos.

Atalho no Menu

1 - Habilite seu gerenciador de arquivos para "mostrar arquivos ocultos".
2 - Copie o atalho que criamos na área de trabalho
3 - Cole em:  .local/share/applications
Obs: A pasta ".localfica em sua pasta pessoal.
Se tudo correu bem, seu ícone estará no menu de sua Distro.

***Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, Isaque! Eu fico feliz que o post ajudou!!! Abração e obrigado por deixar o seu comentário aqui!!!

      Excluir
  2. Obrigado! Usei a dica para outro app mas valeu muito! Salvou! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo! Que bom que o post foi útil!!! Obrigado por deixar o seu comentário aqui! Abração.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. William, sempre que eu finalizo a configuração e coloco o arquivo em ".desktop" meu Gerenciador de Arquivos (Dolphin) consome muita memória RAM e trava. Testei com o Thunar e aconteceu a mesma coisa. Poderia me ajudar com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma possível explicação para esse problema é que eu baixei um AppImage quebrado. O que eu ainda não entendo é porque o Dolphin se comportou dessa forma estranha ao criar um atalho para o Desktop.

      Excluir
    2. Olá, PseudoP! Realmente é estranho o "Dolphin" travar nesta situação. Você está renomeando um arquivo de "texto.desktop" na área de trabalho. Mesmo que o "appimage" estivesse com problemas, não teria uma relação com o momento em que está salvando o arquivo. Realmente não sei o que pode estar acontecendo!

      Excluir
    3. Pois é, muito estranho. Eu fiz esse processo a primeira vez em uma outra pasta dentro da minha /home. Na segunda vez foi na própria /home. O máximo que deveria acontecer é o programa não abrir mesmo com o atalho. Fiz um teste com uma versão do GIMP 99 em AppImage e deu tudo certo. O pacote AppImage quebrado era do Bottles.

      Excluir

Postar um comentário