Cordeiro de Deus - Rodrigo Karraro - Gravação do Solo de Guitarra

Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês sobre como eu fiz a gravação do solo da música “Cordeiro de Deus” do meu grande amigo, Rodrigo Karraro.

Eu utilizo a distribuição “Ubuntu 20.04 Lts” e o meu solo foi gravado aqui em casa com apenas a minha guitarra (Ibanez Rg 350 Dx com captação: Cabreira E-Tone (ponte), Fender Tex Mex (meio) e Malagoli Custom 59 (braço)), uma interface de áudio (Focusrite Scarlett 2i2), o programa “Rakarrack” e a DAW Reaper.

Eu tive a liberdade total de composição do solo e de criação do timbre da guitarra. A produção geral, mixagem e masterização foram feitas pelo produtor “Matheus Donizete Pizzi” "Estúdio GranVox" de Ibitinga SP.

Música
Obs: O solo começa por volta dos 1:39 min.

Rakarrack

Rakarrack foi o programa que utilizei para o efeito de distorção e usei um “preset” chamado “Hard Rock Amp ”. Fiz uma pequena alteração desligando o “Noise Gate” e colocando um pouco mais de “Drive” no “Overdrive”. Não utilizei nenhum delay, pois quis deixar essa parte para o produtor cuidar como ele achasse melhor para a composição, mixagem e masterização.


Ligações no QjackCtl

O som já entrou processado pelos efeitos do "Rakarrack" no Reaper. Vejam como ficaram as ligações:


System é a minha placa de som que se conecta ao "Rakarrack-Plus", que se conecta ao "Reaper", que se conecta ao "System" (saída do áudio).

DAW

Como eu comentei no início do post, utilizei o Reaper como DAW e abri apenas 3 trilhas de áudio: Uma para o "playback" e duas outras trilhas para gravar os solos.


Finalizado o solo, exportei o solo principal, e o solo que faz dueto de terças, separadamente em dois arquivos no formato WAV. Assim o produtor pode trabalhar com total liberdade dentro da DAW e do sistema preferido que ele utiliza.

***Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***

Comentários