AV Linux 21 Edition - Distro Linux voltada para Produção Musical

 Matéria escrita por Felipe Siles

O AV Linux 21 Edition

O "AV Linux" é uma distro Linux baseada no Debian. Ele foi construído a partir do MX Linux, como se fosse uma espécie de customização dessa distro. Então pra facilitar, vamos pensar no seguinte esquema: 

Debian > MX Linux > AV Linux

Em relação às versões anteriores, eu notei algumas melhorias muito significativas. A começar pela instalação, nas versões anteriores o processo de boot te jogava na área de trabalho e você ficava ali meio na dúvida se o "AV Linux" está instalado ou não, até descobrir que precisava clicar num ícone para instalar a distro. Não chega a ser complicado, mas é anti-intuitivo, principalmente para usuários novos de Linux. Na 21 edition esse erro foi corrigido e o processo de boot te leva direto para a instalação. 

Outra mudança significativa em relação às versões anteriores é o visual. Eu sempre brincava com os meus amigos que o "AV Linux" é como aquele "velho Uno quadrado", não é o carro mais bonito, mas te leva do ponto A pro ponto B sem te deixar na mão. Nas versões anteriores havia um problema na hora de customizar o visual da distro (que não era dos mais bonitos): ícones faltando, ícones de estilos diferentes, dentre outros bugs. 

A nova versão deu uma caprichada boa no visual e está muito mais bonito e elegante que as anteriores. O menu agora está centralizada na parte debaixo, seguindo a tendência atual de MacOS e até Windows 11. Mas pra quem prefere o menu antigo mesmo, a barra que ocupa toda a parte inferior da tela, é bem fácil customizar e isso não gera "bugs". Percebi que eles deram também uma boa economizada nos ícones da "taskbar", o que é ótimo visualmente, embora senti a falta do relógio e indicador de bateria (dá pra colocar). Eles optaram por não colocar esses ícones na "taskbar" provavelmente porque essas informações estão no "Conky Toogle", uma função bem interessante que faz o monitoramento da sua máquina, exibindo os dados na própria área de trabalho. Visualmente os ícones me lembram um pouco o padrão da Apple, quadrados com as bordas arredondadas. Outro ponto positivo é para o papel de parede que já vem como padrão, muito mais bonito que nas versões anteriores.

Pontos positivos

O "AV Linux" é uma distribuição Linux excelente para quem, assim como eu, não dispõe de um computador muito potente. Aqui no meu processador Core i5 de 7ª geração ele tem um desempenho muito bom e muito fluido, raramente trava ou fica mais lento. Como não tenho placa de vídeo dedicada, continuo com o mesmo problema ao lidar com tarefas mais complexas de vídeo, mas acabei adaptando algumas boas soluções pra isso (por exemplo: ao utilizar o Zoom eu prefiro compartilhar a tela do meu celular). O "AV Linux" roda o kernel de baixa latência e isso já vem instalado por padrão, sem a necessidade de configurar.

Um ponto alto da distribuição é o seu instalador de programas e pacotes, o "MX Package Installer". Nele você tem acesso a diversos repositórios: Aplicações de uso comum, "Stable", "Test do MX", Debian "Backports" e "Flatpaks". Basicamente, dá pra instalar praticamente tudo com extrema facilidade, basta você ir procurando seus programas e plug-ins favoritos em cada um dos repositórios. A facilidade de encontrar e instalar programas lembra bastante o "Linux Manjaro", com certeza usuários dessa distro vão se sentir à vontade nesse instalador de programas e pacotes. E o visual é bem limpo e sóbrio, nada de ícones ou coisas “bonitinhas”, é tudo radicalmente objetivo, o que ajuda bastante no desempenho do computador na hora de procurar e instalar os programas. Assim como acontece no "Manjaro", o "MX Package Installer" te mostra uma tela do terminal enquanto instala o programa, o que é bem interessante. 


Outro ponto positivo são os programas que já vem instalados inicialmente. Para quem também trabalha com áudio eu destaco "QjackCTL", "Musescore 3", "Reaper 6", "Audacity" e um maravilhoso "Ardour 6.9" já recheado de ótimos plug-ins! Em relação às versões anteriores, eles deram uma boa economizada nos programas já instalados por padrão, o que é ótimo, já que isso deixa o desempenho muito bom e nos poupa do trabalho de ficar desinstalando um monte de programas que não usamos. Apenas senti falta do "Libre Office" já vir instalado. Apesar de ser muito fácil de instalar, considero o pacote office como uma coisa meio básica num computador pessoal, mesmo que o foco seja a produção musical. 

Pontos negativos

Um ponto negativo que merece destaque mas não chega a comprometer é que existem tantas ferramentas de configuração, que tem horas que você fica um pouco confuso e não encontra (ou pelo menos demora a encontrar) o que realmente está procurando. Existe a sessão “Configurações” no menu de aplicativos. Aí existem dois programas que abrem mais possibilidades de configurações: “MX Ajustes Rápidos” e “MX Ferramentas”. Sendo bem sincero, eu nunca me lembro o que faz um e o que faz o outro, então toda vez que vou configurar alguma coisa mais específica preciso clicar nos dois pra encontrar o que preciso. Sinceramente, acho que eles poderiam unificar essas duas ferramentas numa só. 

Outro ponto negativo, mas talvez tenha a ver com meu computador não possuir placa de vídeo dedicada, é que em alguns programas ao abrir os menus da parte superior algumas vezes as janelas vêm um pouco “chuviscadas”, coisa que não acontecia nas versões anteriores. Ainda sobre a parte visual, uma coisa que ainda me incomoda um pouco é a combinação de cores azul + laranja, que vem como padrão nos menus e janelas, mas aí é questão de gosto pessoal.

Conclusão

O "AV Linux" me atende muito bem em minhas tarefas cotidianas de educador musical e instrumentista de piano e acordeon. Normalmente escrevo e edito minhas partituras e as partituras dos alunos no "Musescore". Para dar as aulas por videoconferência consigo instalar sem grandes problemas: "Zoom", "Discord", "Skype" e "Teams". Pelo navegador ainda consigo usar "Google Meet", "Facebook Messenger", "Jitsi Meet", entre outros. O "QjackCTL" me auxilia bastante na hora de compartilhar áudio com os alunos, coisa que nem todos os programas permitem por padrão. E para fazer as gravações utilizo o "Ardour", gravo a sanfona simultaneamente com microfone condensador e linha. E para o teclado prefiro gravar em midi e a latência é sempre bem baixa. Gosto de utilizar os timbres "Calf Organ" (já vem instalado por padrão) e "MDA ePiano" (só instalar mda-lv2 no repositório Stable). Também gosto muito dos plugins da Calf, que já vem instalados por padrão, são todos bem intuitivos, fáceis de mexer.
Espero que eu tenha contribuído, caso você queira assistir meu review do "AV Linux 21 Edition", segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=bcJNeE5tSK4 

Sobre o Autor

Sou músico, toco piano e sanfona, e dou aulas desses instrumentos. Além disso, atuo como músico instrumentista em diversos trabalhos, na condição de "free lancer". Com o advento da pandemia do Coronavírus, no primeiro semestre de 2020, acabei precisando adaptar o meu trabalho à nova realidade e precisei mergulhar um pouco mais fundo nas ferramentas tecnológicas que tinha a disposição. Desde então passei as minhas aulas de música para o formato online e, com a suspensão das apresentações artísticas, passei a gravar em casa meus instrumentos. Até então eu já tinha feito uma ou outra gravação em casa, por lazer, mas a minha atuação profissional em gravações se dava apenas em estúdios profissionais. Dado esse desafio, digo que o "AV Linux" supre muito bem as minhas demandas profissionais atuais.

O "Ubuntu Studio" foi a primeira distro Linux que eu instalei no meu computador. Mas depois que a distro passou a sua interface gráfica do "XFCE" para o "Plasma" o meu computador (que não tem placa de vídeo dedicada) passou a sofrer um pouco e travar bastante em tarefas mais complexas envolvendo vídeo, como renderizações e compartilhamentos de tela, principalmente no Zoom. De certa forma, eu já queria experimentar outras distros, já que no "Ubuntu Studio" eu tinha muita dificuldade para instalar alguns programas e pacotes. Foi aí que experimentei o "AV Linux", e ele se tornou a minha distro favorita. Testo outras, mas sempre volto pra ele.

Felipe Siles | Linktree
https://linktr.ee/felipesiles

***Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***


Comentários