Como instalar plug-ins nativos no Linux

Como no Linux não existe um padrão para instalação dos programas, vou tentar demonstrar neste post, maneiras de se instalar diferentes plug-ins para a produção musical.

Plug-ins empacotados ".deb".

Compatíveis com as distribuições baseadas no "Ubuntu/Debian", os plug-ins que vierem empacotados com essa extensão, podem ser instalados utilizando a loja de aplicativos padrão. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolher a opção abrir com "instalação de programas".
Os plug-ins vão ser instalados dentro de uma dessas pastas do sistema: "usr/lib/lv2", "usr/local/lib/lv2", "usr/lib/vst", "usr/lib/lxvst", "usr/local/lib/lxvst", "usr/lib/vst3", "usr/local/lib/vst3", "usr/lib/ladspa" ou "usr/local/lib/ladspa".



Plug-ins na loja de aplicativos

Muitos plug-ins de áudio podem ser pesquisados e instalados diretamente na loja de aplicativos padrão de sua distro. Em distribuições como o Manjaro/Arch, isso é essencial!

Plug-ins vst ".so"

Os plug-ins vst que estiverem disponíveis diretamente na extensão ".so", podem ser instalados em qualquer distro! Basta copia-los manualmente para dentro de uma pasta chamada ".vst" que deve ser criada (caso ainda não exista) e deve ficar localizada em sua pasta pessoal. As pastas com um ponto na frente ficam ocultas no sistema, então será necessário habilitar seu gerenciador de arquivos para "exibir arquivos ocultos".


 Você deve criar a pasta ".vst", caso ela ainda não exista.
Cole todos os arquivos aqui!

Plug-ins vst3 ".vst3"

Os plug-ins "vst3" que estiverem disponíveis diretamente na extensão ".vst3", também podem ser instalados em qualquer distro! Basta copia-los manualmente para dentro de uma pasta chamada ".vst3" que deve ser criada (caso ainda não exista) e deve ficar localizada em sua pasta pessoal. As pastas com um ponto na frente ficam ocultas no sistema, então será necessário habilitar seu gerenciador de arquivos para "exibir arquivos ocultos".

OBS: Os plug-ins "vst3" ficam dentro de pastas e não são arquivos únicos como os vst.
Você deve criar a pasta ".vst3", caso ela ainda não exista.
Cole todos os arquivos aqui

Plug-ins lv2 ".lv2"

Os "plug-ins lv2" que estiverem disponíveis diretamente na extensão ".lv2", também podem ser instalados em qualquer distro! Basta copia-los manualmente para dentro de uma pasta chamada ".lv2" que deve ser criada (caso ainda não exista) e deve ficar localizada em sua pasta pessoal. As pastas com um ponto na frente ficam ocultas no sistema, então será necessário habilitar seu gerenciador de arquivos para "exibir arquivos ocultos".

OBS: Os "plug-ins lv2" ficam dentro de pastas e não são arquivos únicos como os vst.
Você deve criar a pasta ".lv2", caso ela ainda não exista.
Cole os arquivos aqui

Plug-ins LADSPA ".so"

Os "plug-ins LADSPA" que estiverem disponíveis diretamente na extensão ".so", também podem ser instalados em qualquer distro! Basta copia-los manualmente para dentro de uma pasta chamada ".lasdpa" que deve ser criada (caso ainda não exista) e deve ficar localizada em sua pasta pessoal. As pastas com um ponto na frente ficam ocultas no sistema, então será necessário habilitar seu gerenciador de arquivos para "exibir arquivos ocultos".


Você deve criar a pasta ".ladspa", caso ela ainda não exista.
Cole os aquivos aqui

***Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***

Comentários

Postar um comentário