QjackCTL - Configurações Iniciais

Para iniciarmos uma produção musical profissional no Linux, é necessário substituir o servidor de áudio padrão, que é o "PulseAudio", pelo servidor de áudio “Jack Áudio”. Esse procedimento é fundamental para que possamos trabalhar com programas específicos da produção musical e com baixa latência.
QjackCTL é, com certeza, a interface gráfica mais popular para operarmos o “Jack Áudio” e vamos aprender as configurações iniciais para que tudo funcione bem. 

Saiba como instalar o QjackCTL aqui:
https://musicosnolinux.blogspot.com/2020/12/qjackctl-controle-de-maneira-grafica-o.html

Driver

Nas configurações “Driver”, vamos deixar em “Alsa”, que é o driver padrão que se comunica com o nosso hardware de som.

Realtime

Deixe essa caixa marcada.

Interface

Aqui é aonde vamos escolher nossa interface de áudio. Se escolhermos errado pode acontecer de aparecer um erro ao iniciar o QjackCTL.
Por padrão a configuração “interface” vem como “default”, mas devemos mudar para nossa interface de áudio que deve estar conectada ao computador. O “default” funciona bem quando estamos usando a placa “onboard” integrada à “placa mãe”.

Sample Rate

O Sample Rate determinará a qualidade do áudio das gravações, pois sua DAW iniciará com as mesmas configurações que fizermos no “Jack Áudio”. O Sample Rate mais comum seria o de 44100, mas pode ser escolhido um valor acima, e quanto maior for esse vamos, melhor a qualidade. 

Frames/Period

A configuração “Frames/Period” é o inverso do “Sample Rate”, pois quanto menor o valor escolhido, menor será a latência do projeto. Mas tome cuidado, pois seu “setup” pode não suportar valores muito baixos e o som pode ficar bem ruim e repleto de “clipes”. Então, seja cuidadoso e teste qual o melhor para você. 

Periods/Buffer

Eu procuro deixar sempre em 2 que é o padrão.

MIDI Driver

Eu deixo a configuração padrão “none”.

Latency

A combinação entre “Sample Rate”, “Frames/Perido” e “Periods/Buffer” determinará o valor da latência, então, quanto menor for esse valor, menor será a latência. Mas atenção, respeite a potência do seu equipamento testando os valores e observando qual melhor funciona para você sem causar ruídos ou “clipes” no som.

Finalizando

Agora é necessário salvar as configurações feitas e iniciar o QjackCTL. Se tudo correu bem, ele iniciará sem problemas.
Mantenha sempre o QjackCTL ligado enquanto está utilizando os softwares de produção musical, pois, como disse no início do post, o servidor “Jack Áudio” está substituindo, enquanto ligado, o servidor padrão “Pulseaudio”. Assim que desligarmos o “Jack Áudio”, o “Pulseaudio” retorna automaticamente.

***Os links deste blog não são clicáveis, então será preciso copiar e colar para ir até os endereços.***

Comentários